Depois de um dia fora de portas, voltámos ao campus do Instituto Politécnico de Portalegre, para ter várias palestras e workshops na Escola Superior de Saúde (ESS) e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). Durante a tarde, a deslocação foi à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) e o dia terminou com o tão aguardado sunset.
A primeira sessão do dia ficou a cargo de Raul Cordeiro, que explicou a importância da saúde mental no convívio com o mundo digital.
Uma atividade que explorou os efeitos da exposição prolongada ao ecrã e as psicopatologias que podem surgir a curto e longo prazo. Foi também abordado o tema do ciberbullying e como este pode ser combatido por uma geração que já não sabe o que é viver sem internet e que no futuro pode incentivar a mais boas práticas na utilização das redes sociais.
A próxima paragem foi uma visita ao laboratório de enfermagem. Neste local, os participantes entraram em contacto com a utilização da robótica e do digital na preparação dos futuros enfermeiros, com a utilização de manequins que são preparados para demonstrar determinadas situações para testar a capacidade dos alunos da ESS.
Nas salas de multimédia, aprendia-se sobre codificação e sobre aplicações móveis. Em codificação aprendia-se sobre a segurança dos websites e como saber se as páginas que estávamos a navegar eram seguras ou não. Na outra sala, os participantes jã tinham a app preparada, tendo só de fazer modificações com o auxílio do professor para conseguir criar um jogo, o qual eles no final da atividade podiam jogar.
Durante as atividades contámos com a visita do Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo. O Secretário de Estado diz que iniciativas como estas têm um aspeto “fundamental”, apostando nos jovens para serem eles a aprender “todas as técnicas, todos os métodos, que permitam navegar na internet de uma forma segura”.
Esta aprendizagem permitirá encontrar neles, jovens de hoje e “adultos do futuro que vão transformar a nossa sociedade, numa sociedade que trate o digital por tu”.
Comunicação, turismo e sunset
Concluídas as atividades no campus do Instituto Politécnico de Portalegre, deslocámo-nos para a ESECS onde íamos ter atividades relacionadas com jornalismo e turismo.
Fomos recebidos por Maria José Quarenta, parte da equipa de comunicação da ESECS e pelo subdiretor Alexandre Martins, que nos explicaram um pouco das atividades que iam ser desenvolvidas durante a tarde.
Na atividade de Turismo, após uma apresentação dos participantes, explicaram-se alguns conceitos relacionados com turismo, falando-se do curso e da escola. Seguiram-se atividades onde estes tiveram de explicar o que era para si turismo e depois visitaram o site da World Tourism Organization (órgão das Nações Unidas), onde colocaram uma foto no âmbito do Dia Mundial do Turismo e a foto colocada teria de ter relação entre o turismo e o digital.
Com a atividade de Jornalismo e Comunicação, os nossos participantes puderam testar as suas técnicas de reportagem. Dividiram-se em grupos, visitando primeiro o estúdio e a régie, para se familiarizarem com o equipamento, tiveram uma contextualização do curso de Jornalismo e Comunicação na ESECS, desenvolvendo depois a atividade e simulando uma entrevista. No final, editaram o vídeo da entrevista.
Para descomprimir, ao final do dia aguardava-os o tão ansiado sunset, de novo no recinto do campus do Politécnico de Portalegre, já com o sentimento a saudade a pairar no ar.